Impresso em: 19/04/2024 08:21:28
Fonte: http://miratocantins.com.br/noticia.php?l=33edac2286245e242cde5020f67e8fa4

ELUCIDADO ?/Preso quem matou, mas quem mandou ?

05/02/2021 10:02:36

Foto: Divulgação/Álbum de Família
Moisés e Fidel, num momento de descontração na zona rural de Miracema do Tocantins
  -  A noticia divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) no inicio da tarde desta quinta-feira (4), repercutida em praticamente todos os veículos de comunicação do estado, responde metade da pergunta feita nestes dois anos, cinco meses e cinco dias: ‘Quem e porque matou Moisés?’.

A prisão de um suspeito ocorrida na quarta-feira (3) em São José do Xingu, no Mato Grosso, somente divulgada no dia seguinte, tráz a esperança de uma quase elucidação do covarde crime que tirou a vida do então prefeito de Miracema do Tocantins, numa quinta-feira, dia 30 de agosto de 2018, em pleno exercício do cargo para o qual foi eleito com mais de 84% dos votos.

É ‘óbvio e ululante’ - diria o saudoso jornalista/escritor Nelson Rodrigues - que ao anunciar a prisão e translado do suspeito para o Tocantins, fica sugerido que já houve uma primeira oitiva que fundamentou a comunicação à imprensa e à família, portanto, supõe-se que já existe resposta para a outra metade da pergunta.

Crime de tamanha natureza pode provocar fatos incontroláveis para a segurança do acusado e com certeza, autoridades policiais não correriam o risco de uma exposição que poderia provocar linchamento ou queima de arquivo.

O marqueteiro Fidel Costa disse ao MIRA que esteve na tarde desta quinta na SSP, quando foi confirmado a prisão de um homem de 51 anos, apontado como matador de aluguel, suspeito de ter assassinado seu irmão com um tiro na cabeça.

Fidel, que sistematicamente cobra a elucidação do crime na SSP TO, disse que sempre acreditou na Policia Civil do Tocantins. “Eles (Policia) estão trabalhando com firmeza e responsabilidade. Temos esperança que a justiça vai ser feita e eles vão chegar aos mandantes.

O marqueteiro ainda destacou que "trata-se de um crime de natureza complexa, por isso pedimos ajuda a população, inclusive autoridades policiais de outros estados, criamos um disk denúncia, um instituto, para que trabalhassem juntos com nossa policia pela elucidação desse crime”, e assegurou que acredita que nos próximos dias a policia vai enfim identificar autoria e mandante do crime que abalou o Tocantins.

A partir da divulgação da prisão do suspeito, as redes sociais, principalmente whatsapp, ficaram abarrotadas de especulações e comentários, inclusive depoimentos, sobre a identificação do suspeito. Uma delas reproduzia uma foto apontada como o autor do crime. Outras atribuíam ao suspeito preso, a identificação de Luiz Rodrigues dos Santos, procurado pela justiça tocantinense e maranhense. Também uma reportagem apresentada na TV em março de 2004, onde o acusado foi preso e quase linchado por matar uma mulher, mãe solteira de dois filhos, por encomenda em Cristalândia/TO. Uma internauta chegou a afirmar que conhecia a família do acusado e teria conversado no inicio da semana com a mãe dele, sua vizinha em Miracema do Tocantins.

É importante esclarecer que a Policia Civil do Tocantins, apenas divulgou a idade de um homem preso por vários crimes no Tocantins e Maranhão, foragido da justiça, inclusive fugitivo da penitenciária estadual, como suspeito da morte de Moisés da Sercon. A real identificação do suspeito foi resguardada, o que gerou especulações na internet.

Parece que teremos um final de semana elucidativo. A viúva Camila Fernandes, hoje prefeita da cidade, deve ter recebido a noticia como um presente de aniversário, já que aniversariou nesta quinta-feira, 04, mas quem vai desembrulhar o presente será a policia investigativa. A Policia sabe como desatar o nó, desembrulhar o pacote, abrir a ‘caixa preta’ e mostrar quem encomendou a morte de Moisés.

Por José Carlos de Almeida