Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi
Na busca por promover um trânsito mais seguro e consciente, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), é parceira da Campanha Maio Amarelo 2024, que traz como tema "Paz no Trânsito Começa por Você". O lançamento da iniciativa foi realizado nesta terça-feira, 07, no Centro Cultural Mauro Cunha, e reuniu representantes de órgãos municipais e estaduais voltados para a segurança viária.
A campanha, promovida pelo Governo do Estado, através do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), conta com o apoio da Prefeitura e demais colaboradores, unindo esforços para intensificar a conscientização sobre as boas práticas no trânsito. Durante todo o mês, diversas atividades preventivas serão realizadas, incluindo palestras em escolas e empresas privadas, além de blitz educativa.
A prefeita Josi Nunes esteve presente no evento de lançamento e ressaltou a relevância do trabalho contínuo nessa área, destacando que, embora as ações sejam constantes, o Maio Amarelo serve como um momento de destaque para sensibilizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro. “A rede de trânsito envolve vários órgãos. Cada um precisa fazer sua parte, mas temos que dar as mãos para trabalhar de forma conjunta com o objetivo de reduzir os índices de acidentes em Gurupi. Contem com nosso apoio”, assegurou.
O presidente do Detran-TO, Willian Gonzaga dos Santos, enfatizou a importância da parceria dos municípios na efetivação da campanha e enalteceu a atuação de Gurupi como uma grande colaboradora nas iniciativas voltadas para o trânsito. “Gurupi tem sido parceira nas nossas ações e contribuído bastante. Aqui tem uma Agência de Trânsito que auxilia muito no trabalho diário e essa parceria tem sido constante. Para obtermos sucesso nessa campanha de redução de acidentes é necessário trabalharmos em conjunto e as prefeituras são fundamentais nesse processo”, disse.
Eduardo Baldini, presidente da AMTT, ressaltou que a Agência estará intensificando as ações educativas em Gurupi, especialmente por meio de palestras nas escolas, visando promover a conscientização desde cedo entre as crianças, contribuindo assim para a construção de uma cultura de respeito e segurança no trânsito. “Teremos um foco maior voltado para a Educação no Trânsito nas Escolas, onde conscientizaremos os alunos e pais, sobre os perigos causados pela pressa no trânsito, uso do celular durante a condução, falta de respeito às sinalizações, entre outras distrações, que acarretam em acidentes”, explicou.
Além do Detran-TO e Prefeitura, o lançamento reuniu órgãos parceiros como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e Câmara Municipal de Gurupi.
Fernando Vieira – Secom Gurupi