Impresso em: 20/04/2024 02:30:51
Fonte: http://miratocantins.com.br/noticia.php?l=87a47141a7500705ce983f87fd2600ad

Secretariado e Mesa da Câmara viram segredo à ‘sete chaves’

22/12/2020 12:04:42

Secretariado e Mesa da Câmara viram segredo à ‘sete chaves’

Neste período pós eleição e pró posse dos eleitos, grupos de whatsapp na primeira capital do Tocantins trocam especulações todo o momento sobre a composição do secretariado municipal, a ser nomeado pela prefeita eleita Camila Fernandes e da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021/22, a ser eleita dia 1º de janeiro.

Tradicionalmente as administrações municipais são compostas pelas pastas: Governo, Planejamento, Administração, Assistência Social, Finanças, Educação, Cultura, Saúde, Agricultura e Pecuária, Transportes, Obras, Esporte, Juventude, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Comunicação, entre outros.

Geralmente, por medida de economia, a gestão acumula até mais de uma pasta numa secretaria, em detrimento da eficiência, ou deixa de criar, por desconhecer sua importância.

Cabe lembrar que os cargos eletivos, no caso, prefeita, vice-prefeito e vereadores, pertencem aos partidos, pelos quais os candidatos foram eleitos. Assim sendo, estes partidos têm o direito de reivindicar vagas na administração, em todos os níveis, inclusive no primeiro escalão da administração municipal.

O Legislativo Municipal, também um poder independente, em Miracema do Tocantins composto por onze vereadores, nas últimas eleições, de acordo com as alianças pró-Executivo, ficou dividido entre as duas principais chapas, sendo cinco nas legendas que apoiaram a candidata vencedora, e seis nas legendas do candidato perdedor.

É público e notório que a gestão municipal precisa de governabilidade, garantida por maioria na Câmara de Vereadores. Por isso, indevidamente, mas necessário, a gestão procura conquistar adesões para consolidar maioria a seu favor, procurando nomes que demonstram preferência pelo município, ao invés do palanque.

Por outro lado, a oposição a gestão, também indevidamente, mas necessário, procura convencer seus tentáculos a combater a governabilidade e manter maioria parlamentar a fim de não apenas fiscalizar, mas, principalmente, rejeitar atos e ações, que podem ser a favor do palanque e desfavor do município.

Em ambas as situações, reuniões ocorrem no alvoroço do dia, assim como na calada da noite, alimentando especuladores, fofoqueiros e interessados outros.

O que se passa na cabeça da gestora e na consciência de cada vereador, agora só Deus sabe; e o povo vai saber no Ano Novo.

Dia 1º vem aí gente amiga... ‘Que o Natal, lhe traga alegria, saúde e boas novas, e o Ano Novo lhe traga esperança, prosperidade e realizações’. Feliz Natal ! * Feliz 2021!

Por José Carlos de Almeida