Impresso em: 14/05/2024 15:01:21
Fonte: http://miratocantins.com.br/noticia.php?l=b06b24ea87c62a4ce7107b286df5a89d

Dia de Reis: missas, folia e procissão celebram visita dos magos ao menino Jesus; entenda tradições

06/01/2024 07:11:56

Foto: Pixabay
Dia de Reis é celebrado em vários lugares do mundo, com tradições e lendas diferentes —
Dia 6 de janeiro celebra a passagem bíblica sobre a visita dos magos ao menino Jesus. Eventos religiosos lembram a data com festas e tradições em vários países pelo mundo.

Foi em um dia 6 de janeiro, em Belém, que magos, guiados por uma estrela, chegaram até um menino recém-nascido e o presentearam com ouro, incenso e mirra. É o que diz a passagem bíblica sobre o que teria sido a primeira visita que Maria e Jesus receberam, 12 dias após o nascimento do menino Jesus.

Apesar de a data ser conhecida como Dia de Reis e de os magos serem apontados como reis magos, a passagem da Bíblia não fala em reis. Além disso, não diz quantas pessoas chegaram até Jesus ainda bebê, nem cita os nomes dos visitantes.

Segundo historiadores, os magos começaram a ser chamados de reis durante a Idade Média e são apontados como três pela quantidade de presentes dados a Jesus.

"Segundo a narrativa bíblica, os reis magos vieram do Oriente à procura do recém-nascido menino Jesus a fim de adorá-lo e oferecer-lhe presentes. Apesar de serem descritos em algumas versões da Bíblia apenas como magos (termo utilizado para referir-se a homens sábios, eruditos), essas figuras foram convertidas ao longo da história em reis, por isso, são conhecidos hoje como “três reis magos”.

"O relato feito na Bíblia a respeito da visita dos magos ao recém-nascido Jesus é bem simples. Encontrada no livro de Mateus 2:1-12, a narrativa conta que Jesus nasceu em Belém quando Herodes era rei de Israel. Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém, e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.

Durante o percurso, os magos "Bithisarea, Melichior and Gathaspa. Daí (Baltasar, Gaspar e Melchior, também chamado de Belchior) depararam-se com Herodes, que os orientou a encontrar o recém-nascido e, assim, trazer informações mais precisas sobre onde ele estava. Apesar de na narrativa bíblica Herodes afirmar aos magos que queria prestar culto a Jesus, na verdade, o rei estava apavorado e queria matar o menino. Os magos partiram para Belém e, guiados pela estrela, encontraram Jesus."

Mesmo com poucas certezas sobre o que pode ter acontecido naquela visita, o Dia de Reis é celebrado anualmente em 6 de janeiro, e simboliza o encerramento das festas natalinas. Na data, é costume as famílias desmontarem e guardarem o presépio e a árvore de Natal.

Folia de Reis

A Folia de Reis começa em 24 de dezembro, antes do nascimento de Jesus, e dura até o dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém levando presentes para o menino Jesus. A festividade é tradição em alguns lugares do mundo e em algumas cidades brasileiras.

Os presentes entregues tinham algum significado?

Os estudiosos do assunto afirmam que cada um dos presentes entregues pelos magos a Jesus possuía um significado:

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição.

Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus.

Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo."

MIRA Jornal (om informações willipédia