Impresso em: 18/10/2024 05:41:48
Fonte: http://miratocantins.com.br/noticia.php?l=cee9fa1506d14d196280a3c0fbe9e2fb

Operação investiga policiais penais suspeitos de envolvimento com grupo criminoso e tráfico de drogas

03/07/2024 12:32:05

Investigação da Polícia Civil apura envolvimento de policiais penas com facção
Investigação é da Polícia Civil e busca combater uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. São cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva em quatro estados.

Três policiais penais foram alvos de mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (3) por suspeita de envolvimento com um grupo criminoso. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos e as armas funcionais que estavam com os investigados.

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) informou que será iniciada uma investigação preliminar para averiguar se os fatos têm algum envolvimento com a atuação desses servidores e que devido à presunção de inocência e necessidade de garantir um processo justo não foi determinado o afastamento dos policias penais. (Veja nota completa abaixo)

A investigação é feita pela Delegacia de Investigações Criminais de Gurupi (Deic) e está em curso há quase dois anos. A operação foi chamada de “1º Coríntios 15:33” e busca combater uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Gurupi, com ramificação em outras cidades do Tocantins e em outros quatro Estados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), são cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão preventiva, bem como ordens de interdição de estabelecimento comercial e de bloqueio de contas bancárias.

Os policiais penais não foram alvos de prisão, apenas de busca e apreensão. Não foi informado qual seria o envolvimento deles no caso. Os nomes não foram informados e o g1 não conseguiu contato com a defesa.

No Tocantins foram cumpridos mandados em Palmas, Gurupi, Figueirópolis e Peixe. Também estão sendo cumpridas ordens judiciais nos estados de Goiás, Santa Catarina, Pará e Maranhão. Houve apreensão de dispositivos e eletrônicos e drogas.

Conforme a SSP, até às 10h foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva. Seis pessoas foram presas em flagrante durante a operação por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Os mandados de busca e apreensão têm foco na apreensão de documentos, drogas, armas, inclusive de calibre restrito, veículos e demais objetos de interesse para as investigações.

O que diz a Secretaria de Cidadania e Justiça

Em relação à Operação “1º Coríntios 15:33”, deflagrada pela 8ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Gurupi) nesta quarta-feira, 3, que menciona policiais penais, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) esclarece que será iniciada uma investigação preliminar para averiguar se os fatos têm algum envolvimento com a atuação desses servidores.

Em observância ao princípio constitucional da presunção de inocência e à necessidade de garantir um processo justo, até o presente momento não foi determinado o afastamento dos policiais penais envolvidos, aguardando a conclusão das investigações para acatamento de medidas cabíveis.

As armas dos policiais penais mencionados não foram apreendidas pela Polícia Civil durante a operação. A Secretaria reitera seu compromisso com a integridade das investigações e a imparcialidade na apuração dos fatos e está à disposição no fornecimento de informações adicionais.
g1 Tocantins e TV Anhanguera