Impresso em: 02/05/2024 22:43:58
Fonte: http://miratocantins.com.br/noticia.php?l=ed18285cda3c23308be047d862b102e5

Privilégio de ser festeira, outra vez.

22/07/2018 07:33:44

Desde os tempos do norte goiano, quando carregava a fama de ‘pacata cidade de Miracema do Norte’, quando realizava festas homéricas de carnaval, debutantes, réveillon e outras, a primeira capital do Tocantins, convive ainda com o privilégio de ser denominada ‘cidade festeira’.

Até meados dos anos 40, tudo era motivo de festa, revelam os pioneiros da terra de Pedro Praxedes. Um deles recorda do chamado ‘gurufim’, uma forma de velório onde o adeus ao falecido era com rodadas de café, cachaça e 'contação' de causos e piadas.

Mesmo depois de ser emancipada de Santa Maria do Araguaia em 1948, as festas aconteciam sistematicamente, com mais louvor até porque Miracema era então um município de Goiás.

Quatro décadas depois (1.988) passou a ser do Tocantins, quando foi escolhida para ser o berço do novo estado, um motivo a mais para festejar sempre.

Mas, com a saída prematura da capital, foi junto a possibilidade de progresso, a expectativa de desenvolvimento, só restando o sonho dos que ficaram. A partir daí, as festas foram rareando, o carnaval foi minguando até acabar, e o principal clube social da cidade – Iracema Club – foi definhando.

Vieram os anos 90 e com eles a esperança. Surgiu o Show de Domingo, o Miracaxi, o Baile da AABB, a Praia Mirassol, voltaram os Festejos Religiosos, entre outros. Destes, o Iracema Clube sucumbiu na ausência e descaso dos associados, levando consigo o Show de Domingo, enquanto o tradicional Baile da AABB se perdeu com o tempo.
Já o Carnaval incorporado ao Miracaxi e a Praia Mirassol, em novo formato, evoluiram e resgataram a saudável denominação de 'festeira cidade'. Hoje podemos assegurar que a Praia Mirassol e o Miracaxi, recolocaram Miracema do Tocantins, na vitrine de importâncias aos olhos de todo o Brasil.