Corrente do WhatsApp Gold circula no aplicativo desde 2016 e repete mensagem falsa sobre uma suposta versão dourada do app e um vírus chamado Martinelli ou Gambarelli
O boato sobre o WhatsApp Gold voltou a circular entre usuários do mensageiro nas últimas semanas. A corrente retoma uma mentira antiga, de que um vídeo chamado “Gambarelli” seria enviado para os usuários por meio da tal versão dourada do aplicativo e infectaria o celular após ser reproduzido, zerando a conta bancária das vítimas. Essa mesma fake news sobre o malware já correu entre os chats anos atrás, sob o nome de “Martinelli”. Em resposta ao TechTudo, a Meta reforçou que não existe nenhuma outra versão do WhatsApp a não ser a oficial.
De acordo com o Google Trends, ferramenta que monitora os termos pesquisados pelos usuários no Google, as buscas por “WhatsApp Gold” voltaram a subir desde o dia 25 de agosto e seguem em alta no navegador. Entre as frases mais buscadas, estão “WhatsApp Gold é fake” e “WhatsApp Gold é vírus”, indicando que os usuários têm dúvidas sobre a veracidade do tal aplicativo dourado. Também aparecem consultas pelo termo “Gambarelli”, sempre relacionado ao suposto WhatsApp Gold. A seguir, entenda mais sobre a corrente falsa.
Rodrigo Fernandes