Após formatura, 792 crianças de Palmas estão preparadas para dizer "não" às drogas e à violência
28/11/2024 10h36
Foto: Ascom PMTO
Alunos que se destacaram com as melhores redações no PROERD recebem premiação por suas mensagens inspiradoras -
Somente em 2024, 16.225 crianças e adolescentes participaram das atividades educativas do Programa, que é um dos maiores projetos preventivos da Polícia Militar do Tocantins.A Polícia Militar do Tocantins realizou na manhã desta quinta-feira, 28, a formatura de 792 crianças participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade aconteceu na Catedral Igreja Universal de Palmas e reuniu alunos de 24 turmas da rede pública de ensino atendidas em toda a capital, incluindo o plano diretor, Taquaralto e zona rural.
O evento contou com a presença do Suchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Marizon Mendes Marques, do Coordenador Estadual do Proerd, Tenente-Coronel PM Sandro de Lima Silva, dentre outras autoridades, professores e familiares do alunos.
O evento marca a conclusão do currículo principal do programa, voltado para alunos do 5º ano do ensino fundamental, e destaca o compromisso da PMTO em promover a valorização da vida e a prevenção ao uso de drogas e violência.
Um programa que transforma vidas
Criado originalmente nos Estados Unidos em 1983, sob o nome D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), o programa foi adaptado à realidade brasileira em 1992 e implementado no Tocantins em 2002. Desde então, já beneficiou 490.555 crianças e adolescentes em todo o estado, incluindo comunidades quilombolas, indígenas e alunos das APAES, alcançando os 139 municípios tocantinenses.
O PROERD é aplicado exclusivamente por policiais militares, reforçando a parceria entre escola, família e comunidade, com uma abordagem educativa preventiva. No Tocantins, a iniciativa tem atendido crianças de 4 a 14 anos, bem como pais, professores e outros membros da sociedade, por meio de cursos, reuniões e palestras.
O Anderson Valadão Gomes de Araújo é pai da Maria Eduarda Barros de Araújo, de 11 anos, que concluiu o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), na Escola Municipal de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira. Para ele os ensinamentos do programa têm feito a diferença na formação da filha.
“Eu acho super importante e necessário ter o PROERD em todas as escolas. O mundo de hoje apresenta muitos desafios, e, se não cuidarmos das nossas crianças, que são o futuro, há uma grande tendência de elas se desviarem. O programa ensina, desde pequenos, os perigos das drogas e da bebida, mostrando os caminhos que isso pode levar. A Duda, minha filha, gosta muito das aulas e sempre comenta comigo sobre o que aprende. Acredito que programas como esse ajudam muitas crianças a não se desviarem do caminho, especialmente aquelas que vivem em famílias com problemas relacionados às drogas ou ao álcool. Ter o apoio de aulas assim, com policiais acolhendo, tirando dúvidas e participando da vida escolar, é algo excepcional. Espero que o PROERD continue para que outras crianças também tenham essa oportunidade, porque ele faz uma diferença enorme na formação delas.”
Resultados expressivos em 2024
Somente em 2024, 16.225 crianças e adolescentes participaram das atividades educativas do PROERD, que incluem os currículos da educação infantil e fundamental, além do currículo voltado para pais. No mesmo ano, foram realizadas 15.111 palestras, até o mês de outubro, reforçando a importância do programa na disseminação da cultura da paz e na construção de uma sociedade mais segura e saudável.
Para o Tenente-Coronel João Leyde de Souza Nascimento, Diretor de Programas Sociais, “o Proerd é mais do que um programa de prevenção; é um compromisso da Polícia Militar com a formação cidadã das nossas crianças. Quando realizamos uma formatura como esta, estamos celebrando muito mais do que a conclusão de um curso. Estamos fortalecendo valores, promovendo consciência e preparando uma geração para dizer ‘não’ às drogas e à violência”.
Compromisso com o futuro
A formatura desta quinta-feira simboliza não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o fortalecimento do compromisso da Polícia Militar do Tocantins em construir uma geração mais consciente e preparada para enfrentar os desafios sociais.
“Cada formatura é uma vitória coletiva, que pertence às crianças, às famílias, aos educadores e a toda a sociedade.” Concluiu o Diretor de Programas Sociais.
Esse foi o sentimento compartilhado pela aluna do 5º ano da Escola Olga Benário, Maria Eduarda Santana Lopes, de 10 anos: "Hoje é um dia muito especial para mim. Participar do PROERD foi incrível, porque aprendi coisas que vão me ajudar para o resto da vida. Agora eu sei como tomar decisões melhores, dizer ‘não’ às drogas e acreditar que posso fazer a diferença na minha escola e na minha família. Quero agradecer aos policiais, que foram como amigos pra gente, e aos professores, que nos apoiaram em tudo. Eu me sinto muito orgulhosa e também muito grata, porque agora eu sei que posso ser forte e ajudar outras pessoas a serem também."
Cronograma de formatura
No mês de dezembro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Tocantins realiza uma série de formaturas em diferentes municípios do estado, celebrando o encerramento de mais um ciclo de aprendizado. No dia 3, as solenidades ocorrem em Cariri e em Taguatinga. No dia 4, é a vez de Aliança, Natividade e Lavandeira. Já no dia 6, as cerimônias acontecem em Taipas, Mateiros e Chapada da Natividade. Em 10 de dezembro, Aguiarnópolis realiza sua formatura e no dia 11, os eventos estão programados para Palmeiras e Pedro Afonso. No dia 12, Peixe realiza o evento, seguido por Araguaína que também encerra o cronograma com outra cerimônia no dia 13.
Andressa Santos
Comentários (0)
- Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.