Tocantins, 28 de March de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Coluna do Zé

Quem não fala consente ?

11/03/2021 12h08

Um questionamento bíblico “por que calas, se és inocente?”, nos remete ao acusado que, permanecendo em silêncio, transforma a acusação em verdade porque, talvez, o exercício do silêncio pode ser tomado como uma confissão silenciosa da culpa.

Embora no contexto criminal, o acusado tem o direito de ficar calado, conforme apregoa o Artigo 5º, inciso LXIII da Constituição da República que garante o direito ao silêncio - afinal ninguém seria obrigado a produzir prova contra si mesmo -, no contexto político, econômico e social, o silêncio articula um convite ao vazio a ser preenchido. Calar, não responder pode remeter a culpa.

Segundo Eni Orlandi, autor de ‘As formas do silêncio’ (Editora Unicamp, 2007) “há um sentido no silêncio”, entre o dizer e o não dizer, existe um intrincado processo de atribuição de sentido (que se quiser).

Daí o risco de não dizer, não responder. Não raro, se pôr em silêncio gera uma dimensão implícita do que se poderia dizer, gerando a confusão entre o vazio e o nada.

Na vida social, entre familiares, vizinhos e amigos, o silêncio pode demonstrar fraqueza, submissão ou indiferença.
Na ciência econômica, não justificar a procedência e bailar dos números, pode demonstrar incapacidade, incerteza ou especulação.

Já na política, sobretudo partidária, falar é preciso, não somente para dizer para que veio, mas como encontrou e o que poderá fazer. Discutir em público projetos e prioridades, olhar nos olhos e comandar. Neste caso o silêncio pode demonstrar solidão, estar sozinho, ou inexperiência.

Por outro lado, o silêncio pode representar ‘não é chegada a hora’ ou ‘tudo tem seu tempo’, quando na vida social, na contabilidade e na política administrativa, se opta por limpar e arrumar a casa e o comando, priorizando a tropa de elite para a missão, postergando a cavalaria e infantaria para, quem sabe, quando a casa estiver arrumada ou desabada.

 Por José carlos de Almeida

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL

Neste vídeo trazemos um breve resumo sobre a historia do DIA DA MENTIRA, como surgiu?quando? e por que? ASSISTA E CONFIRA NO VÍDEO!!!

O porque muitos chamam o dia 1º de abril por este titulo. E NÃO SE ESQUEÇA a mentira e algo terrível e desagrada a DEUS!!! (PROVÉRBIOS 12:22)

Comente

  • deu na imprensa
    21/03/24 11h02
    - Estadão destaca que o setor agropecuário negocia com o Ministério da Fazenda a antecipação de uma fatia do Plano...
  • deu na imprensa
    21/03/24 11h00
    O Globo informa que mesmo com a popularidade em queda e enfrentando dificuldades especialmente entre os evangélicos,...
  • deu na imprensa
    21/03/24 10h59
    José Wagner Praxedes fez uma apresentação da relação da Corte com o Museu Histórico do Tocantins Dentro da...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.