Tocantins, 23 de April de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

Missa de 7º Dia marca história marcante perpetuada na primeira capital

11/01/2022 08h09

Arquivo/MIRA Osmar Barbosa Soares, ex-prefeito de Miracema do Tocantins
‘Missa de 7º Dia’ em memória do ex-prefeito de Miracema do Tocantins, Osmar Barbosa Soares, falecido aos 72 anos no último dia 4, será realizada às 18h desta terça-feira (11) na Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus.

Juliane Soares, uma das filhas do já saudoso Osmar Barbosa, convida familiares e amigos de seu pai, que lutou bravamente contra a Covid-19, chegando inclusive a vencer a doença, mas não resistiu às complicações deixadas durante os 30 dias que passou hospitalizado numa UTI do HGP em Palmas.

Osmar foi casado com Joana Soares (ex-primeira-dama do município), com que teve o filho Jales e as filhas Jarlene, Juliane e Janete. Após o divórcio em 1993, fruto de outro relacionamento, nasceu o caçula Osmar Júnior.

A Câmara Municipal de Miracema realizou na manha do dia 5 uma sessão de homenagem póstuma com corpo presente, antes do sepultamente realizado naquela manhã no Cemitério São João Batista. O corpo foi velado no salão paroquial da Igreja N.S. Da Conceição, na parte alta da cidade. Prefeitura decreta luto oficial por três dias.

Osmar Barbosa foi vice-prefeito de Sebastião Borba dos Santos a partir de 1988, tornando-se prefeito de 1990 a 1992, com a renuncia do prefeito titular que conquistou um cadeira da Assembleia Legislativa.
Herdou uma cidade em pleno caos financeiro, quando prematuramente a capital foi transferida para Palmas, ainda em barracões e estradas de barro.

O primeiro prefeito de Miracema do Tocantins, após a cidade ser capital do Tocantins (1º de janeiro a 31 de dezembro de 1.989), ainda assim, quando os recursos que e o município recebia - equivalentes ao município de Goiânia/GO - foram transferidos para os cofres de Palmas, conseguiu conquistar ações como, por exemplo, o então prédio construído para ser a sede administrativa do município (Prefeitura), onde foi para criada a Unitins (Universidade do Tocantins), hoje UFT (Universidade Federal do Tocantins).

Também doado por iniciativa de Osmar Barbosa, o prédio que abrigou a primeira Assembléia Legislativa do Tocantins, que hoje é denominado Palácio Prefeito Moisés Costa, abrigando a Câmara Municipal e a coletoria da Receita Estadual; o conjunto residencial dos parlamentares estaduais - Vila dos Deputados; e a área para edificar a seccional do INSS, quando ajudou a conquistar recursos para a construção junto ao então deputado Freire Júnior.

O ex-prefeito ainda promoveu a construção do primeiro conjunto habitacional no município e conquistou os títulos de propriedade de suas residências para metade dos moradores dos setores Flamboyant I e II, adquiridos via COHAB/GO – a outra metade ainda hoje é arrastada pela burocracia.

Em seu governo municipal, quando diretor do Tiro de Guerra 11.008 no município, Barbosa foi o único prefeito de Miracema do Tocantins a ganhar uma Comenda do Exército Brasileiro ‘Placa e Medalha, outorgados pelo Comando da 11ª Região Militar, em Brasília.

Desportista nato, e um dos fundadores da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Osmar Barbosa era presidente do Tocantins Esporte Clube (TECÃO) e vice-presidente da associação que detém a outorga da emissora de rádio comunitária do município (Miracema FM).

ULTIMA ENTREVISTA



Em sua última entrevista realizada em março do ano passado no programa Revista do Rádio, apresentado pelo jornalista José calos de Almeida, Osmar Barbosa falou sobre sua história de vida desde a infância, emocionado discorreu por seus feitos políticos e sociais pelo município que viveu desde os dois primeiros meses de vida.

Nascido em Gilbués/PI (22/09/1.949), foi trazido para Miracema ainda com dois meses de nascido, sendo criado por um tia/avó.
Teve infância e juventude saudável na então ‘Pacata cidade de Miracema do Norte’, onde trabalhou na empresa Texas Industrial S.A. iniciando como faxineiro, chegando a diretor geral da filial da empresa de processamento do côco babaçu.

POLITICA
Ainda jovem Osmar Barbosa despertou interesse pela política partidária, participando de reuniões e aprendendo com Oscar Sardinha e outros grandes nomes da política norte – goiana, inclusive ajudando eleger prefeitos e vereadores, chegando inclusive a concorrer a cadeira na Câmara Municipal.

O entrevistado contou ainda que chegou a trabalhar no garimpo (Pará) um tempo para conseguir dinheiro para ingressar de vez na política. “Voltei com ‘o dinheiro’ e com Sebastião Borba, que tinha ‘o nome’, fizemos uma chapa e ganhamos a eleição”, contou.

ALEGRIA
Num momento mais descontraído da entrevista, Osmar Barbosa falou do carnaval de Miracema, “Era considerado o melhor Carnaval do Norte de Goiás”, citando as caravanas que vinham de estados vizinhos, do Iracema Clube e blocos de embalos, e lembrou suas passagens como Rei Momo, por duas vezes no carnaval de Miracema. “Acho que fui o primeiro Rei Momo magro”, brincou.

TRISTEZA
Já numa lembrança triste, o entrevistado lamentou o sofrimento dos miracemenses, durante a enchente de 1.980, quando os rios Tocantins e Providência transbordaram sobre a cidade, alagando por completo a hoje chamada cidade baixa – a cidade alta foi construída a partir da enchente que desabrigou e desalojou centenas de famílias – “naquela ocasião pude abrigar 60 famílias nas dependências da empresa (Texas S.A.)”, disse.

Perguntado por que não mais enfrentou candidatura a partir de 1.992, quando deixou a prefeitura, Barbosa ressaltou que não deixou de participar da política municipal e até estadual, que ajudou Raimundo Bela nas duas tentativas dele em chegar ao Paço Municipal e que trabalhou para que Boanerges Moreira de Paula o sucedesse na prefeitura, para cumprir seu terceiro mandato e “colaborei nas eleições de Giordani Rotta, Rainel Barbosa, Magda Borba e Camila Fernandes”, acrescentando que trabalhou muito em favor da eleição de candidatos a todos os níveis de candidaturas eletivas.
 MIRA/mirajornal.com-miratocatins.com.br

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Comente

  • deu na imprensa
    13/04/24 10h30
    A Executiva do PT de Palmas aprovou em plenária a formação de um bloco político junto com a prefeita Cinthia Ribeiro...
  • deu na imprensa
    13/04/24 10h26
    O Presidente do MDB Estadual do Tocantins, Marcelo Miranda recebeu na noite da última quinta-feira, 11, os...
  • Tonny Lyus
    24/03/24 09h29
    Parabéns ao Zé do Rádio, pela belíssima matéria do passamento do Carlos Fernando da Costa, conhecido como...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.