Tocantins, 28 de March de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Cultura

PEDRO COELHO/A vida que daria um livro

11/10/2021 19h35

Foto: Divulgação Pedro Coelho de Sousa
Em entrevista ao programa dominical Revista do Rádio, transmitido pela Rádio Comunitária Miracema FM (104,9), um dos ícones da política da primeira capital do Estado, conhecido popularmente por Pedro Coelho, falou sobre sua história de vida social e política, se emocionou e conclamou amor por Miracema.

“É preciso sempre falar bem de Miracema para todos que chegarem ou passarem por aqui”,
disse durante entrevista ao jornalista e radialista José Carlos de Almeida, apresentador do programa das manhãs de domingo.

Pedro Coelho, 62 anos, agrimensor e administrador público por formação, foi secretário de ações urbana, nas gestões Sebastião Borba e Osmar Barbosa (1988/1992), vereador e presidente da Câmara Municipal da primeira capital do Tocantins.

Foi ainda eleito vice-prefeito na gestão Giordani Rotta, quando foi prefeito interino e candidato a deputado estadual, ficando na 24ª colocação com 5.100 votos, mas não ocupou uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa do Tocantins, devido a legislação eleitoral, perdendo a vaga para concorrentes que obtiveram cerca de 30% a menos que ele.

Pedro Coelho de Sousa nasceu na Fazenda Cocal em1959, na época Araguacema, norte de Goiás, hoje Dois Irmãos, do Tocantins.

O filho de ‘Seu Antônio’ (Antônio Coelho de Sousa), falecido aos 78 anos em 1990 e ‘Dona Celestina’ (Celestina Coelho de Sousa), falecida em 2016 com 98 anos, é o segundo mais jovem dos dez filhos do casal de fazendeiros, que mudou para a cidade de Miracema do Norte quando ele tinha apenas cinco anos de vida.

Na então pacata cidade foi alfabetizado na escola paroquial da Paróquia Santa Terezinha, onde concluiu o então curso primário e mais tarde o curso ginasial no Colégio Tocantins.

Aos 15 anos foi para Goiânia onde cursou Agrimensura na Escola Técnica Federal onde se formou em Agrimensura, retornando em 1980, aos 21 anos, como o primeiro agrimensor de Miracema e região de Barrolandia a Lizarda.
No ano seguinte, se casou com Marlene Coelho Valadares, uma união que completa 40 anos no próximo dia 26 de dezembro. O casal teve três filhas (Danila, Maila e Fabrisia). A primeira faleceu em 2019.

Pedro Coelho ainda cursou Administração Pública na Unitins (Universidade do Tocantins), em Miracema, juntamente com a esposa Marlene, que hoje é servidora da UFT (Universidade Federal do Tocantins), enquanto Pedro administra sua empresa META Topografia que fundou em 1980, e ainda sua fazenda na região da Serra da Lopa.

O entrevisto discorreu sobre ações, quando foi secretário municipal de Ações Urbanas, quando foram criados os setores Flamboyant II, Sussuapara I e II, Saltinho, Brasil e Industrial. Lembrou do inicio da construção do atual prédio do campus da UFT, projetado para ser a sede da Prefeitura.

Disse que sempre cultivou o sonho de ser prefeito de Miracema, conseguindo em parte, pois foi eleito vice-prefeito de Giordani Rotta, quando assumiu interinamente a administração municipal (1997) devido uma viajem do titular.
Exaltou sua eleição para vereador e a honraria de ser escolhido pelos vereadores para presidir a Câmara Municipal em 1992.

E lamentou o fato de não poder assumir uma cadeira na Assembleia, quando obteve os votos necessários, mas foi driblado pela então legislação eleitoral.

Por ultimo lembrou que por cinco anos chefiou o departamento imobiliário da Prefeitura e que continua prestando serviços na sua empresa e exercendo suas atividades de produtor rural em sua fazenda.

Durante a entrevista Pedro Coelho ainda falou sobre os períodos que o município viveu antes e depois de ser capital do Tocantins.

Lembrou dos prejuízos provocados na cidade pela enchente de 1980, das festas do Iracema Clube e boates Caverna e Apolo 11, do tempo que percorreu o estado para captação de assinaturas pela criação do novo estado, da festa na Praça Derocy Moraes, quando a cidade foi escolhida para ser a capital provisória e destacou a importância do município, elencando instituições públicas e privadas implantadas no município.

Em suas considerações finais Pedro Coelho homenageou ‘in memorian’, Oscar Sardinha filho, que considera seu ídolo, Raimundo Bela, que chama de seu professor de política e ainda Raimundo Boi pelo companheirismo, Osmar Barbosa pela parceria, Sebastião Borba e Giordani Rotta pela confiança e Boanerges pelo exemplo.
(Da Redação/MIRA)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL

Neste vídeo trazemos um breve resumo sobre a historia do DIA DA MENTIRA, como surgiu?quando? e por que? ASSISTA E CONFIRA NO VÍDEO!!!

O porque muitos chamam o dia 1º de abril por este titulo. E NÃO SE ESQUEÇA a mentira e algo terrível e desagrada a DEUS!!! (PROVÉRBIOS 12:22)

Comente

  • deu na imprensa
    21/03/24 11h02
    - Estadão destaca que o setor agropecuário negocia com o Ministério da Fazenda a antecipação de uma fatia do Plano...
  • deu na imprensa
    21/03/24 11h00
    O Globo informa que mesmo com a popularidade em queda e enfrentando dificuldades especialmente entre os evangélicos,...
  • deu na imprensa
    21/03/24 10h59
    José Wagner Praxedes fez uma apresentação da relação da Corte com o Museu Histórico do Tocantins Dentro da...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.