Tocantins, 28 de March de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Ciência

Estudos revelam novos indícios de que Santo Sudário não é verdadeiro

17/07/2018 08h01

(Foto: Wikimedia Commons ) Análise realizada com o Sudário de Turim
Cientistas utilizaram técnicas da medicina forense para analisar se as manchas de sangue presentes no tecido seriam reais

Guardada a sete chaves na catedral italiana de Turim, uma peça de linho com 4,5 metros de comprimento e 1,1 de largura desperta uma polêmica que já dura séculos: o tecido teria coberto o corpo de Jesus após a crucificação ou isso não passaria de uma fraude histórica? Fruto de investigações científicas nas últimas décadas, o Santo Sudário passou por uma nova bateria de estudos: de acordo com um artigo publicado pelo jornal Journal of Forensic Sciences, os padrões de marcas de sangue que estão no tecido não correspondem às condições reais de ferimentos no corpo humano.

A pesquisa conduzida por pesquisadores da Liverpool John Moores University, no Reino Unido, e pela Universidade de Pavia, na Itália, é mais um indício que corrobora a tese de que o Santo Sudário seria uma habilidosa falsificação realizada durante a Idade Média. Para chegar à conclusão, os cientistas utilizaram sangue de verdade (além de combinações sintéticas): manequins e voluntários humanos — que não foram feridos, é bom ressaltar — serviram como modelos para verificar como o sangue se impregnaria ao tecido.

De acordo com os pesquisadores, alguém que sofresse um processo violento como o da crucificação (além de ter o seu torso transpassado por uma lança) apresentaria marcas de sangue muito distintas daquelas presentes no Santo Sudário. Por sinal, a análise forense indica que a disposição dos padrões de sangue que estão no tecido da catedral de Turim seria coletado de um modelo humano que estava de pé — reforçando a tese da fraude.

Essa não é a primeira vez que o Sudário é colocado à prova: na década de 1980, pesquisadores realizaram o exame de datação por carbono-14 no tecido e concluíram que a suposta peça mortuária era bem mais recente do que se supunha — a peça de linho fora produzida entre 1260 e 1390. A pesquisa foi colocada em dúvida por outros cientistas: contaminações bacterianas e o uso de pedaços de tecido de épocas diferentes durante o restauro da relíquia não permitiam chegar à conclusão que o Sudário era uma fraude.

A Igreja Católica é prudente em relação ao tema e não confirma a veracidade da relíquia. De qualquer forma, nas ocasiões em que o Santo Sudário é exposto ao público, ele atrai multidões: em 2010, mais de 50 mil fiéis se dirigiram à catedral de Turim para reverenciar a peça.  
(Da Revista Galileu)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL

Neste vídeo trazemos um breve resumo sobre a historia do DIA DA MENTIRA, como surgiu?quando? e por que? ASSISTA E CONFIRA NO VÍDEO!!!

O porque muitos chamam o dia 1º de abril por este titulo. E NÃO SE ESQUEÇA a mentira e algo terrível e desagrada a DEUS!!! (PROVÉRBIOS 12:22)

Comente

  • deu na imprensa
    21/03/24 11h02
    - Estadão destaca que o setor agropecuário negocia com o Ministério da Fazenda a antecipação de uma fatia do Plano...
  • deu na imprensa
    21/03/24 11h00
    O Globo informa que mesmo com a popularidade em queda e enfrentando dificuldades especialmente entre os evangélicos,...
  • deu na imprensa
    21/03/24 10h59
    José Wagner Praxedes fez uma apresentação da relação da Corte com o Museu Histórico do Tocantins Dentro da...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.