Os cinco integrantes do Conselho Tutelar foram eleitos dia 1º de outubro
A Câmara de Vereadores da primeira capital do Estado realizou na noite desta segunda-feira, 23, a 136ª sessão ordinária, primeira da série de cinco referentes a outubro. As demais acontecem ainda nesta semana. Na oportunidade foram discutidos e aprovados por unanimidade uma Moção de Aplausos, uma Indicação ao Executivo e um Requerimento Legislativo
Conselheiras tutelares de Miracema do Tocantins para o quadriènio 2024/2027
O presidente do Poder Legislativo, vereador Agenor Alves de Oliveira/Solidariedade abriu a sessão cumprimentando, como de costume, os pares, servidores, autoridades presentes, imprensa e público em geral, inclusive expectadores que acompanham as sessões pelo
instagram.
Após solicitar ao vice-presidente Prof. Lucas de Lucca/PT a leitura do texto bíblico, o presidente Cabo Agenor determinou a secretária, Tânia Precata/PSD a apresentação das matérias em pauta. Atendendo pedidos dos pares o presidente convidou para integrar a Tribuna de Honra da Casa de Leis, as cinco conselheiras eleitas no último dia 1º para compor a nova formação do Conselho Tutelar a partir de janeiro de 2024.
Foram lidos, discutidos e votados com aprovação unânime as seguintes proposituras:
Ver. Cirilo Douglas/UB - Moção de Aplausos nº 010/2023 – “Requer ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins, que encaminhe Moção de Aplausos aos Conselheiros Tutelares eleitos para o mandato 2024/2027”.
Em sua justificativa o líder da bancada de oposição à gestão municipal, avaliando que
“o Conselho Tutelar é um pilar essencial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes em nossa comunidade, desempenhando um papel fundamental na promoção do bem estar, segurança e desenvolvimento saudável de nossos jovens”, solicitou a outorga da Moção de Aplausos para as conselheiras eleitas, Fabiana Ribeiro Lopes, Ducélia Maria Ferreira, Edivania Almeida Barros, Juliane Santana Menezes e Sara Mota de Deus (única reeleita da composição atual do Conselho).
De acordo com Cirilo Douglas,
“as eleitas não apenas aceitaram essa responsabilidade, mas também a abraçaram com entusiasmo e dedicação”, assegurando também que
“Suas ações refletem o compromisso com os valores de solidariedade, empatia e justiça, tão essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”.
Enfim, conforme enfatizou durante a discussão da matéria, a Câmara deseja, através da Moção de Aplausos, expressar a gratidão e reconhecimento dos parlamentares pelos esforços incansáveis dos homenageados em prol da comunidade.
A propositura foi elogiada e a autoria parabenizada pelos pares.
O líder da bancada emedebista, vereador Edilson Tavres parabenizou o colega Cirilo Douglas pela autoria da Moção de Aplausos, também as cinco conselheiras eleitas e lembrou que o Conselho Tutelar da primeira capital era improvisada numa casa alugada e hoje a prefeitura construiu uma sede própria no centro da cidade (onde funcionava o IBGE), novas instalações e até um veículo exclusivo.
Ver. Assis Moura/Republicanos - Indica ao Poder Executivo Municipal que, em regime de Urgência, providencie a pavimentação asfaltica na frente do Estádio Castanheirão. O vereador justifica a indicação, avaliando que “a pavimentação proporcionará uma melhoria significativa na acessibilidade, permitindo um acesso mais fácil e seguro para atletas, torcedores e demais usuários do local”.
A Indicação foi subscrita pelo pares: Edilson Tavares, Núbio Gomes, Adão Pedreiro, Sírio Ferreira e Prof. Lucas de Lucca.
Ver. Adão Peedreiro/MDB – Requerimento nº 220 – “Requer ao Poder Executivo de Miracema do Tocantins que viabilize junto a Secretaria competente, que faça o patrolamento da Estrada do Brejinho (Rodovia municipal que liga a zona rural à cidade).
Propositura subscrita pelo pares: Edilson Tavares, Núbio Gomes, Adão Pedreiro, Sírio Ferreira e Prof. Lucas de Lucca.
TRIBUNA LIVRE – Atendendo solicoitação dos pares o presidente Cabo Agenor/SD convidou as conselheiras eleitas para agradecimentos e considerações. No púlpito da Tribuna Livre, cada uma delas, agradeceu familiares, eleitores e comunidadee em geral, comprometendo-se a honrar a missão de acolhimento às crianças e adolescentes.
Cabo Agenor enalteceu os aplausos outorgados às conselheiras e comentou experiencias que exerceu em defesa das crianças e adolescente quando pertenceu às fileiras da Policia militar.
O presidente falou ainda sobre a reforma que promove na sede do Poder Legislativo (Palácio Prefeito Moisés Costa), instalação de equipamentos e mobiliários e justificou a série de sesões diárias que ocorre esta semana devido as obras.
Ascom Câmara