Tocantins, 18 de October de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Governador Wanderlei Barbosa é absolvido em investigação por abuso de poder econômico nas Eleições de 2022

26/07/2024 09h22

— Foto: Adilvan Nogueira /Governo do Tocantins Wanderlei Barbosa e Laurez Moreira
Decisão unânime pela absolvição foi do pleno do Tribunal Regional Eleitoral. Chapa de Wanderlei foi denunciada por candidato derrotado; ainda cabe recurso.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o vice Laurez Moreira (PDT) foram absolvidos de uma denúncia de abuso de poder político durante as Eleições de 2022. A decisão unânime foi do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) tinha sido proposta pela coligação "O Futuro é Pra Já" e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho (PSD). O julgamento do TRE foi nesta quinta-feira (25) e ainda cabe recurso à decisão.

O g1 não conseguiu contato com os advogados de Irajá e da coligação “O futuro é Prá Já” até a publicação desta reportagem. O governador Wanderlei Barbosa afirmou que recebeu a decisão com naturalidade, pois venceu “as eleições de forma limpa e justa”. (Veja nota completa abaixo)

A denúncia era de que o governo estadual havia contratado cerca de 16 mil servidores temporários sem justificativa nos três meses anteriores à eleição de 2022. Na época, Wanderlei tinha assumido o cargo após renúncia de Mauro Carlesse. Para os desembargadores, não houve provas robustas que demostrassem o abuso político nessas contratações.

“[...] Não havendo prova cabal de que as contratações foram irregulares e desnecessárias, durante o período proibido, ou prova de que ocorreram apenas para beneficiar as candidaturas dos investigados, inexistente, portanto, condutas vedadas ou abuso do poder político, a improcedência da Ação de Investigação Eleitoral é medida a ser imposta”, diz trecho do voto do desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

O Ministério Público Eleitoral também apresentou parecer recomendando a improcedência da ação devido à falta de provas.

O que diz o governador Wanderlei Barbosa
Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense.

Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026.
 Patrício Reis, g1 Tocantins

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Aniversário do Tocantins | Homenagem ao mais jovem estado do Brasil

5 DE OUTUBRO DE 1.988 ...    5 DE OUTUBRO DE 2024

Tocantins, 36 anos

Homenagem ao Estado do Tocantins que completa mais um ano de vida neste 05 de outubro. Estende-se esta deferência aos milhares de tocantinenses que estão pelo mundo e sentem saudades de sua terra de origem.   


Música
Homenagem ao Tocantins
Artista
Mauricio Rabelo & Cristiano

Comente

  • josé
    14/09/24 10h27
    De acordo com o TSE, do total de 456.310 candidaturas registradas nesta eleição, 155 mil são de mulheres e 301.310...
  • josé
    14/09/24 09h51
    13 de setembro de 2024: A cachaça, também conhecida como marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé ou branquinha, é um...
  • josé
    13/09/24 10h39
    Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) dia 11, aprovou matéria que concede ao público masculino uma folga anual...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.