Tocantins, 08 de January de 2025 - Mira Jornal - 00:00

Mundo

Terremoto deixa dezenas de mortos no Tibete

07/01/2025 16h26

STR / AFP
Um terremoto no Tibete, a cerca de 80 quilômetros do monte Everest, deixou pelo menos 95 mortos, 135 feridos e destruiu centenas de casas, segundo informações de autoridades chinesas. O Serviço Geológico dos Estados Unidos estimou a magnitude do terremoto em 7,1 e seu epicentro a 10 quilômetros de profundidade.

O tremor também foi sentido no Nepal, em Butão e na Índia. Ainda não há informações sobre danos ou vítimas nesses países.Uma das regiões mais atingidas foi Shigatse, no Tibete, onde vivem 800 mil pessoas e onde fica a cidade de mesmo nome, sagrada para o budismo tibetano.

Não há relatos de vítimas no monte Everest, onde a alta temporada de escaladas começa apenas em março.Primeiro-ministro canadense renunciaO primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal após nove anos no poder.

Trudeau permanecerá à frente do governo até que o partido escolha um novo líder, o que só deve ocorrer em março.O político de 53 anos enfrenta uma crise de popularidade provocada sobretudo pela alta dos preços pós-pandemia e sofria pressão de seu partido, que temia uma derrota para os conservadores nas próximas eleições, cujo prazo limite é outubro."Este país merece uma escolha real na próxima eleição, e ficou claro para mim que, se eu tiver que travar batalhas internas, não poderei ser a melhor opção nessa eleição", disse Trudeau.

A queda do governo Trudeau se segue a uma série de derrotas de governantes de potências ocidentais. Nas últimas semanas, os primeiros-ministros da Alemanha e da França foram derrubados pelo parlamento, e em maio o Partido Conservador britânico sofreu a maior derrota de sua história após 14 anos no poder.

Venezuela e Paraguai rompem relaçõesA Venezuela anunciou o rompimento de relações diplomáticas com o Paraguai, após postagem na rede social X em que o presidente Santiago Peña chama o opositor Edmundo González de "vencedor" das eleições venezuelanas e afirma que está empenhado em ajudar a restaurar a "democracia" no país vizinho.

Em resposta ao rompimento das relações, o governo paraguaio deu 48 horas para que o embaixador venezuelano e sua equipe diplomática deixem o país.O rompimento ocorre às vésperas da posse de Nicolás Maduro para um terceiro mandato, marcada para sexta-feira. A oposição alega que houve fraude na apuração dos votos e contesta a vitória de Maduro.

O resultado também não é reconhecido por vários países, entre eles o Brasil, porque a Justiça eleitoral venezuelana, controlada por partidários de Maduro, se recusou a divulgar os boletins de urnas que confirmariam os números.

Extrema-direita a um passo do poder na Áustria

O presidente da Áustria, Van der Bellen, pediu ao líder do partido de extrema-direita FOP (Partido da Liberdade), Herbert Kickl, que tente formar uma coalizão para governar o país.

A medida foi tomada após o fracasso do conservador Partido do Povo (OVP) na mesma tarefa, o que levou à renúncia de seu líder, o chanceler Karl Nehammer.Se Kickl tiver sucesso, será a primeira vez que seu partido governará o país.

O FOP foi o partido mais votado nas eleições de setembro, com 29%, mas, até então, nenhum partido havia aceitado uma aliança com a sigla.

O FOP foi fundado em 1956 por um ex-oficial da SS, milícia paramilitar do Partido Nazista alemão. Atualmente, suas principais bandeiras incluem a rejeição aos imigrantes, a oposição à ajuda à Ucrânia na guerra contra a Rússia e o ceticismo em relação à União Europeia.

Biden proíbe exploração de petróleo na costa dos EUAJoe Biden anunciou ontem a proibição da exploração de petróleo e gás em quase toda a costa dos Estados Unidos.

A proibição abrange as costas leste e oeste, um trecho do mar de Bering, no Alasca, e a porção leste do Golfo do México.A decisão foi anunciada duas semanas antes da posse de Donald Trump, que prometeu incentivar as perfurações em seu governo.

Nas redes sociais, Trump afirmou que vai suspender a proibição "imediatamente" após tomar posse, mas há dúvidas se ele teria o poder de fazer isso sem a aprovação do Congresso.Segundo a Casa Branca, a área protegida tem uma extensão de 2,7 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a um terço do território do Brasil.

Primeira mulher no primeiro escalão do VaticanoO Papa Francisco nomeou ontem pela primeira vez uma mulher para a chefia de um dicastério, departamento do primeiro escalão da Cúria Romana, que responde diretamente ao papa.

A freira italiana Simona Brambilla, 59 anos, vai dirigir o Dicastério do Vaticano para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Ela substitui o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que estava no cargo desde 2011. Como prefeita do dicastério, Simona Brambilla será responsável pela aprovação e supervisão de ordens religiosas, congregações e grupos missionários de todo o mundo.
UOL.com

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

FELIZ 2025 !

FELIZ ANO NOVO !

Um 2025 repleto de Saúde, Paz e Prosperidade !
São os votos do MIRA Jornal

Comente

  • mirajornal.com.br
    22/12/24 22h12
    Senador Eduardo Gomes se solidariza com vítimas e soma esforços para providências institucionais O presidente do...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 18h01
    Parlamentares votam mais de 100 projetos na última sessão de 2024 Os deputados estaduais limparam a pauta nesta...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 17h56
    Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, 18, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 2/2024, que permite ao...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.