IDEB 2023: / Estudantes de Ensino Médio do Tocantins aprendem o dobro quando estudam escolas integrais. Estado tem o melhor desempenho do Integral na região Norte.
22/08/2024 12h04
Com o melhor desempenho no Ensino Médio Integral da região Norte, estudantes do Tocantins aprendem o dobro na modalidade em comparação aos de escolas regulares
Dados apurados em levantamento do Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura mostram que as escolas de Ensino Médio Integral (EMI) no Tocantins apresentam taxas de abandono três vezes menores em comparação com as escolas regulares
Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), revelam que as escolas de Ensino Médio Integral no Tocantins conquistaram uma média de 4,7, superando a média nacional de 4,1 e destacando-se como a rede estadual integral de melhor desempenho na região Norte. Em comparação, as escolas regulares do estado alcançaram uma média de 4,0 no IDEB.
Além disso, a apuração realizada pelo Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura revela que os estudantes das escolas integrais no Tocantins aprenderam o dobro quando comparados aos das escolas de Ensino Parcial. Já as taxas de abandono nas escolas integrais foram três vezes menores, sublinhando a eficácia do modelo integral em promover uma educação de maior qualidade e engajamento entre os jovens tocantinenses.
Entre as 10 escolas estaduais com as melhores notas no IDEB, metade são integrais. Destas, duas estão localizadas em Gurupi, município de 85 mil habitantes que fica a 215 quilômetros da capital Palmas. Tanto o CENTRO DE ENSINO MÉDIO BOM JESUS como o CENTRO DE ENSINO MÉDIO DE GURUPI obtiveram resultado 5,2 desempenho 27% acima da média geral do Ensino Médio do estado, que foi de 4,1. No Tocantins, 1 em cada 10 escolas de Ensino Médio é integral. No total, foram avaliadas 28 escolas integrais e 180 escolas regulares. As estimativas incluem apenas aquelas com informações devidamente divulgadas e com uma taxa de participação no SAEB acima de 80%. As análises consideraram escolas propedêuticas localizadas em zonas urbanas da rede estadual, onde as escolas de Ensino Médio Integral devem oferecer ao menos uma turma da última série do Ensino Médio com uma carga horária superior a 420 minutos diários, conforme o Censo Escolar 2023 do INEP.
O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em mais de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando cerca de 1,1 milhão de estudantes.
Dados apurados em levantamento do Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura mostram que as escolas de Ensino Médio Integral (EMI) no Tocantins apresentam taxas de abandono três vezes menores em comparação com as escolas regulares
Vanessa Menezes
Dados apurados em levantamento do Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura mostram que as escolas de Ensino Médio Integral (EMI) no Tocantins apresentam taxas de abandono três vezes menores em comparação com as escolas regulares
Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), revelam que as escolas de Ensino Médio Integral no Tocantins conquistaram uma média de 4,7, superando a média nacional de 4,1 e destacando-se como a rede estadual integral de melhor desempenho na região Norte. Em comparação, as escolas regulares do estado alcançaram uma média de 4,0 no IDEB.
Além disso, a apuração realizada pelo Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura revela que os estudantes das escolas integrais no Tocantins aprenderam o dobro quando comparados aos das escolas de Ensino Parcial. Já as taxas de abandono nas escolas integrais foram três vezes menores, sublinhando a eficácia do modelo integral em promover uma educação de maior qualidade e engajamento entre os jovens tocantinenses.
Entre as 10 escolas estaduais com as melhores notas no IDEB, metade são integrais. Destas, duas estão localizadas em Gurupi, município de 85 mil habitantes que fica a 215 quilômetros da capital Palmas. Tanto o CENTRO DE ENSINO MÉDIO BOM JESUS como o CENTRO DE ENSINO MÉDIO DE GURUPI obtiveram resultado 5,2 desempenho 27% acima da média geral do Ensino Médio do estado, que foi de 4,1. No Tocantins, 1 em cada 10 escolas de Ensino Médio é integral. No total, foram avaliadas 28 escolas integrais e 180 escolas regulares. As estimativas incluem apenas aquelas com informações devidamente divulgadas e com uma taxa de participação no SAEB acima de 80%. As análises consideraram escolas propedêuticas localizadas em zonas urbanas da rede estadual, onde as escolas de Ensino Médio Integral devem oferecer ao menos uma turma da última série do Ensino Médio com uma carga horária superior a 420 minutos diários, conforme o Censo Escolar 2023 do INEP.
O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em mais de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando cerca de 1,1 milhão de estudantes.
Dados apurados em levantamento do Instituto Sonho Grande em parceria com o Instituto Natura mostram que as escolas de Ensino Médio Integral (EMI) no Tocantins apresentam taxas de abandono três vezes menores em comparação com as escolas regulares
Vanessa Menezes
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