MIRA jornal
A Liberdade de Imprensa é a sua Liberdade
HISTÓRICO
Fundado em 1º de maio de 1992, pelo jornalista José Carlos de Almeida.
Inicialmente com periodicidade quinzenal, com tiragem média de 6.500 exemplares, circula em Miracema, Palmas e Região Central do Tocantins.
O MIRA ainda é enviado ( via Correios) para as 139 Prefeituras e Câmaras Municiais do Estado e órgãos públicos estaduais e federais, além de agencias de publicidade, veículos de comunicação, hotéis e consultórios de profissionais liberais.
O MIRA Jornal adota uma linha editorial informativa e opinativa, fazendo prevalecer a ética, o fundamento jornalístico e a liberdade de expressão, adotando uma linguagem popularmente compreensível.
O MIRA Jornal tem como principio de informação, publicar matérias interessantes, enxutas e completas, com um número de páginas que possam ser lidas e não apenas passadas. Isto e: não adotamos o chamado ‘enchimento de linguiça’.
próximo.
Nestes 19 anos de circulação ininterrupta, o MIRA Jornal já conquistou os prêmios:
Fundado em 1º de maio de 1.992 o MIRA Jornal – completa 20 anos no próximo dia 1º de maio (2012), é impresso a cores e preto e branco, em formato germânico.
Com sede/redação na Av. Tocantins, 2012 – Miracema do Tocantins/TO – Fone/Fax; (63) 3366-1837 e sucursal na capital Palmas: 104 Norte / NE – 09 nº 30 Fone/Fax: (63)3215-3463 – e ainda representações nas regiões Norte, Extremo Norte (Bico do Papagaio), Centro e Sul e Sudeste.
E-mail: [email protected] e [email protected]
José Carlos de Almeida
EDITOR GERAL
[email protected]
Cel. (63) 84014699
Orgulhosamente, lembramos que o MIRA Jornal, tem em sua história as seguintes conquistas:
Jornal ANJ - Associação Nacional dos Jornais – Uma matéria intitulada “Algumas histórias exemplares” (julho 1.995-págs.12 e 13), inclui o MIRA Jornal entre os sete selecionados do País como exemplo de jornalismo no interior;
Sebrae-TO – Pesquisa Shopping na Cidade 1997 “Meios de Comunicação:
Jornais” detecta que o MIRA Jornal tem 54,6% da preferência na Região Central do Estado;
Embrappa – Pesquisa 2000 / 2001 constatou que o MIRA Jornal obteve o 1° lugar em preferência e simpatia pública regional;
Braslopes 2001 – O Instituto de Pesquisa detectou que o MIRA Jornal é o jornal impresso maias circulado com 48,83% da preferência;
Braslopes 2005 – Constatado pelo Instituto de Pesquisa que o MIRA Jornal é o lido da região;
Troféu Pioneiros da Imprensa - FTF – 10 Anos – Conferido ao MIRA Jornal por relevantes serviços prestados ao esporte tocantinense;
Moção de Aplauso: Assembléia Legislativa do Tocantins (2000/2005/2010)
Câmara Municipal de Palmas (2008 a 2010)
Câmara Municipal de Miracema do Tocantins (2005 a 2010)
Biografia do Fundador
José Carlos de Almeida, 56 anos, divorciado, pai de oito filhos e uma neta é natural de Olinda-PE e criado no Rio de Janeiro, onde estudou e ascendeu às profissões de jornalista, radialista e publicitário e de onde saiu, profissionalmente, para alguns estados brasileiros e países sul americanos e europeus para exercer e aprender ser um profissional de imprensa.
COMUNICAÇÃO - Bacharel em Comunicação Social, pela UFRJ, com habilitação em Jornalismo; Formado ainda em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda & Marketing (SP); Pós-graduações em Administração da Produção ( Fundação Getúlio Vargas-RJ) e Programação Visual (Midiagraf-DF); Sócio Benemérito – Cadeira nº 25 da AIB ( Associação de Imprensa de Brasília ); Membro da WAN – World Association of Newspapers ( Associação Internacional dos Jornalistas); Filiado a Fenaj – federação Nacional dos Jornalistas; Registrado no Sindjor-DF ( Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal ); Ex-presidente e fundador da ADJORI-TO ( Associação dos Jornais do Interior do Estado do Tocantins );Fundador do periódico MIRA Jornal, que circula há 19 anos, ininterruptamente, na Região Central do Estado; Radialista, há 44 anos, sendo 21 anos no Tocantins ( Rádio Cristal AM, Crsitalandia-TO - Rádio Anhanguera AM da Organização Jaime Câmara (1991 a 1997) e Rádio Cultura AM / Organização Camargo Pires (1997 a 2005...); Ex-Diretor Executivo da Comunicatins ( Rede de Televisão do Estado ), hoje RedeSat; e Cidadão Miracemense ( Resolução nº 018 / 1.999.de autoria do então vereador Zacarias Jardim.
CULTURA – Escritor, com dois livros publicados; promotor de evento culturais nas áreas de literatura, música e artes plásticas; Pesquisas e trabalhos publicados nas áreas de costumes e comportamentos; Em Miracema tem sido incentivador das artes manufaturadas; Incentivador e divulgador de cantores, atores e músicos; Produziu um Documentário sobre Miracema (1.993); Dirigiu um Clip sobre Miracema (1.994); Está preparando a criação da ALAM - Academia de Letras e Artes de Miracema; Apresentou, por 14 anos, o Show de Domingo, programa radiofônico que promovia pessoas e instituições, levando informação e descobrindo talentos artísticos.
ESPORTE – Fundador e mantenedor do MIRA Futebol e Regatas; Fundador do Clube dos Amigos Desportistas, envolvendo mais de uma centena de pessoas em diferentes modalidades e categorias de esporte com bola; Parceiro dos grupos de Karatê, Judô e Capoeira, de Miracema; Promotor de eventos esportivos como: Torneio das Torcidas ( Todo final de ano na AABB); Troféu Pedro Praxedes ( Disputa de futebol máster Cidade Alta X Cidade Baixa).
LAZER –Apresentou o programa de auditório transmitido pela emissora de rádio (RCM) “ Show de Domingo “. Deu nome e promoveu a Praia Mirassol; Incentivou a criação do Balneário do Basa (nos anos 90); Promoveu Gincanas entre Escolas e Entre Bairro; Corridas e Ciclismo de adultos, jovens e crianças; Criou o Show dos Bairros; Fundou o Bloco Carnavalesco “ Namorar Eu Sei”; Criou o FescMira ( Festival da Canção de Miracema ); Construiu o clube “Palhoça Pithulinha” que cedia gratuitamente para escolas e entidades promoverem seus eventos; e Concorreu na escolha do Hino de Miracema (ficando entre os finalistas).
POLÌTICA – Fundador da Frente Progressista de Miracema (1996), reunindo as legendas miracemenses: PSC,PTB,PDT,PPR,PRT,PSB,PRONA,PGT, com objetivo de eleger Manoel Pires dos Santos, prefeito de Miracema; Em 2002, como presidente do PSC, liderou um movimento em Palmas para levar 25 candidatos a deputado estadual da Coligação Fé no Tocantins, comandada pelo então candidato a governador Tenente Célio, para as fileiras da União do Tocantins (UT), inclusive, sacrificando-se numa candidatura relâmpago (17 dias), em favor de Marcelo Miranda; Em 2004, optou por candidatar-se a vereador, com objetivo de reforçar o anseio popular de mudança, mesmo não logrando exito (o presidente da legenda, sob ordem de sua irmã vereadora, que tentava a reeleição na Capital, reverteu todo o apoio do partido para um candidato a vereador, irmão um deputado federal que apoiou a reeleição da irmã), conseguiu quase duas centenas de votos diretos e algumas centenas indiretos para o candidato a prefeito Júnior Evangelista; Finalmente, congregou os 12 ex-candidatos a vereador, não eleitos, formando o Conselho Pró-Desenvolvimento de Miracema, o Codemira, chamado de “ G.12 ”, com objetivo de colaborar com a administração municipal e com o nosso legislativo.
Tocantins, 03 de October de 2024 - Mira Jornal - 00:00
Nossa História
Mais vídeosVideo Mira
A festa da Padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus
Padroeira de Miracema do Tocantins !Comente
-
josé
14/09/24 10h27 De acordo com o TSE, do total de 456.310 candidaturas registradas nesta eleição, 155 mil são de mulheres e 301.310... -
josé
14/09/24 09h51 13 de setembro de 2024: A cachaça, também conhecida como marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé ou branquinha, é um... -
josé
13/09/24 10h39 Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) dia 11, aprovou matéria que concede ao público masculino uma folga anual...
Galeria de Eventos
Jornal Impresso
Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.