Tocantins, 21 de November de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Meio Ambiente

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Semarh promoverá palestras e capacitações

05/06/2021 08h49

Robson Corrêa/Governo do Tocantins Durante toda a semana serão ministradas palestras de capacitação e orientação sobre pautas ambientais
Com o objetivo de criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, foi instituído em 05 de maio de 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. A data simboliza um período de reflexão e atenção de todos os setores da população sobre os cuidados com os recursos naturais.

Em 2021, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai apresentar uma programação que busca, dentre outras coisas, orientar a sociedade e os gestores sobre os reflexos que as ações humanas podem gerar para o meio ambiente. “Vamos promover palestras e oficinas durante o mês de junho que vão abordar desde o risco das queimadas até os cuidados com a Gestão de Resíduos Sólidos no Tocantins”, destacou a titular da Semarh, Miyuki Hyashida.

A programação inicia na próxima segunda-feira, 07, com o lançamento oficial do projeto Foco no Fogo. Respeitando as orientações das autoridades sanitárias, o evento será realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins a partir das 08h00, e contará com a presença das equipes que compõem o Comitê do Fogo.

O projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de prevenção visando à redução nos focos de incêndios no Tocantins. As equipes vão percorrer 32 cidades pelo interior do Estado orientando os moradores da zona rural e urbana sobre a importância de evitar qualquer tipo de queimada nesta época do ano.

Em 2020 foram visitadas mais de 900 propriedades em 13 cidades que apresentaram altos índices de queimadas. A expectativa é que esse ano, os resultados sejam ainda mais satisfatórios com a redução dos focos de queimadas.

Seguindo o cronograma de ações, será realizado um Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), na parte externa do órgão, que fica localizado na na Praça dos Girassóis. A coleta terá início às 08h00 e vai acontecer até às 17h00. A estratégia do sistema Drive Thru permite que as pessoas façam a entrega dos materiais a serem doados sem precisar sair do carro, respeitando as medidas sanitárias.

A comunidade em geral poderá participar da ação, podendo fazer a doação de todos os tipos de materiais recicláveis limpos e secos utilizados no seu dia a dia, tais como caixas de leite, vidros de azeitona, metais, papéis e plásticos comuns do tipo saco de açúcar, arroz e sacola plástica. Quem participar do “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” receberá uma muda de planta nativa do Cerrado pela doação realizada.

O evento é uma realização da Rede TO Sustentável que é composta pela Semarh, TJ-TO, Ministério Público Estadual (MPE/TO), Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), Defensoria Pública Estadual (DPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a coordenação do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJ-TO.

Os materiais arrecadados no “Drive Thru da Coleta Seletiva Solidária” serão destinados equitativamente às Associações e Cooperativas de Resíduos da Capital. São elas: Associação Reciclopalmas, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Norte de Palmas (Ascampa), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares) e Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan).

Dentro da grade de programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semarh vai realizar, de forma virtual, uma Capacitação sobre a Renovação do Protocolo do Fogo, estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais. O evento acontece entre os dias 07 e 10 de junho das 14h00 às 17h30.

A capacitação terá como objetivo instruir representantes dos 139 municípios do Tocantins sobre a renovação do Protocolo de Uso e Controle do Fogo, além de apresentar estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais realizadas pela Semarh, Naturatins e Defesa Civil do Estado do Tocantins.

Serão disponibilizadas duas vagas por município, sendo uma para o Prefeito e outra para o Secretário de Meio Ambiente, os quais devem preencher o formulário de inscrição enviado por e-mail. Caso o Prefeito não tenha disponibilidade de participar, deverá indicar um representante.

A confirmação da presença deve ser feita através do e-mail: [email protected]. A Diretoria de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh ainda estará esclarecendo dúvidas através do telefone (63) 3218-7696.

A temática sobre os cuidados e orientações acerca dos resíduos sólidos também fará parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente. Por meio de uma plataforma virtual, a Semarh vai coordenar uma Palestra sobre a Implantação e atuação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental do Norte de Minas - CODANORTE, especialmente na gestão dos resíduos sólidos.

O evento será realizado no dia 10 de junho e tem como público alvo 21 municípios da Região Sudeste do Tocantins. Os interessados devem acessar o link: https://meet.google.com/cyn-cuyx-mkd a partir das 09h00.
(Da Ascom Semarh)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Neguinho da Beijaflor - Um sorriso Negro

20/NOV. / Dia da Consciência Negra

Ao sancionar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, por meio Lei nº 3.268/2021, o Brasil avança no reconhecimento das lutas e conquistas da população negra.

A escolha do dia 20 de novembro se deu em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, como resistência contra a escravidão: “A data é um símbolo de luta, resistência e orgulho. Esse é um momento para reforçar a luta contra o racismo e a necessidade de honrar as contribuições africanas na formação da sociedade brasileira”, defende o docente, citando que a influência da cultura africana no cotidiano brasileiro.

APOIO: MIRA Jornal

Comente

  • José Oliveira Martins
    04/11/24 09h12
    Miracema do Tocantins está se transformando num puxadinho do PCC doa onde doer. Infelizmente temos um Quartel da PM e...
  • mirajornal.com.br
    30/10/24 11h29
    Projeto da Professora Dorinha que leva transporte e alimentação para institutos federais é aprovado na CAE- A...
  • José Professor
    07/10/24 06h53
    O Brasil é o único Pais do Mundo que é governado por um LADRÃO. Chego a ter vergonha de me declarar como BRASILEIRO....
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.