Tocantins, 22 de December de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Ciência

Água-viva imortal pode ser a chave para a longevidade humana, apontam cientistas

31/01/2024 22h05

Foto: TV Globo/Reprodução Cientistas estudam água-viva que pode trazer respostas sobre longevidade aos humanos. —
Nova série da BBC mostra pesquisa focada em colágeno, uma proteína que ajuda na cicatrização e dá elasticidade à pele, mas que poderá ser aplicada em outras partes do corpo.

A solução para quem sonha em voltar no tempo e conseguir ter mais longevidade pode estar no fundo do mar. A nova série da BBC “Senhora Juventude” explora as pesquisas mais recentes sobre o tema e uma vertente aponta que um ser quase microscópico pode abrir caminhos revolucionário para reprogramação de células envelhecidas.

“A água-viva imortal é capaz de reverter o seu ciclo de vida como se uma borboleta voltasse para dentro do casulo quando quisesse”, explica o biólogo da Universidade de Salento, na Itália, Stefano Piraino.
Assim como outras espécies de água-viva, a turritopsis começa a vida como um cogumelo fininho que vive preso às pedras. Os pólipos se desenvolvem e dão origem a um outro estágio da vida, com essa forma de guarda-chuva, comum a todas as águas-vivas.

“Submetida ao estresse, a água-viva encolhe. Os tentáculos se reduzem e ela vira um bolinho de célula, que vai se transformar em um pólipo de novo”, explica o biólogo.
Quando as condições ao redor se acalmam, o pólipo vira adulto outra vez e isso pode ser feito várias vezes. De acordo com Stefano, é a única espécie do reino animal capaz de fazer isso.

Na universidade de Cambridge, há estudos para adaptar essa capacidade da turritopsis para as células da pele humana. Ou seja, seria possível rejuvenescer a aparência.

Cientistas estudam água-viva que pode trazer respostas sobre longevidade aos humanos. — Foto: TV Globo/Reprodução
Cientistas estudam água-viva que pode trazer respostas sobre longevidade aos humanos. — Foto: TV Globo/Reprodução

“Quando a gente envelhece, a gente ganha rugas. O cabelo fica branco... Isso parece irreversível e a gente começou a se perguntar se dava para fazer o relógio andar para trás. A resposta é sim”, diz o geneticista do Abraham Institute da Universidade Cambridge, Wolf Freik.

Um tratamento que reprograma trechos de DNA responsáveis pela produção de colágeno ainda está em fase de testes, mas o professor diz estar confiante com o potencial da descoberta.
Fantástico/TV Globo

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Mira é Missão Sinodal

A segunda canção composta por Dom Pedro é o hino para o Sínodo Diocesano de Miracema do Tocantins (2024-2026).

A Letra é um convite ao povo da diocese para que todos possam se unir em oração e colocar em prática a vivência sinodal, participando de cada momento com os “corações aquecidos, mãos abertas e atentos ouvidos.”, conforme cita a canção.

Comente

  • mirajornal.com.br
    20/12/24 18h01
    Parlamentares votam mais de 100 projetos na última sessão de 2024 Os deputados estaduais limparam a pauta nesta...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 17h56
    Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, 18, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 2/2024, que permite ao...
  • mirajornal.com.br
    16/12/24 20h06
    MPTO terá ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro Em razão das festividades de Natal e Ano Novo, a...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.