Tocantins, 21 de November de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Roda da Consciência Negra é realizada em Paraíso do Tocantins

21/11/2024 10h05

Fotos: Isadora Helloysa
Programação foi realizada em alusão ao Dia da Consciência Negra, na Praça José Torres

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (Semactur), realizou na noite desta terça-feira, dia 19 de Novembro, a Roda da Consciência Negra, uma programação completa na Praça José Torres, a partir das 18h. A programação foi realizada em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, dia 20.

A Secretária da pasta, Patrícia Nascimento, reforçou a importância deste momento: “Esse dia simboliza as lutas raciais e a diversidade de suas ações. É uma data muito importante e deve sim ser comemorada, pois é uma data que reacende em nós reflexões importantes sobre a cultura, as lutas, os desafios e também o racismo estrutural, que ainda, infelizmente, é tão presente na sociedade brasileira. Então a Secretaria de Cultura traz para a sociedade esse momento de reflexão através desse projeto, que é a roda da consciência negra.”

A programação foi realizada na Praça José Torres, das 18h às 21h e contou com Roda de Capoeira, com o Mestre Kamguru, Roda de Dança com o Professor Raul, Roda Literária com a Bibliotecária Rose Meire, Roda de História com a Historiadora Nezivania, Roda de Samba com o DJ Marcio e uma Roda das Crianças com Professores da Escola de Artes.
Carol Azevedo

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Neguinho da Beijaflor - Um sorriso Negro

20/NOV. / Dia da Consciência Negra

Ao sancionar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, por meio Lei nº 3.268/2021, o Brasil avança no reconhecimento das lutas e conquistas da população negra.

A escolha do dia 20 de novembro se deu em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, como resistência contra a escravidão: “A data é um símbolo de luta, resistência e orgulho. Esse é um momento para reforçar a luta contra o racismo e a necessidade de honrar as contribuições africanas na formação da sociedade brasileira”, defende o docente, citando que a influência da cultura africana no cotidiano brasileiro.

APOIO: MIRA Jornal

Comente

  • José Oliveira Martins
    04/11/24 09h12
    Miracema do Tocantins está se transformando num puxadinho do PCC doa onde doer. Infelizmente temos um Quartel da PM e...
  • mirajornal.com.br
    30/10/24 11h29
    Projeto da Professora Dorinha que leva transporte e alimentação para institutos federais é aprovado na CAE- A...
  • José Professor
    07/10/24 06h53
    O Brasil é o único Pais do Mundo que é governado por um LADRÃO. Chego a ter vergonha de me declarar como BRASILEIRO....
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.