Tocantins, 09 de March de 2025 - Mira Jornal - 00:00

Cultura

Revista Manchete volta para mostrar Rio de Janeiro 'que muitos não conhecem'

08/03/2025 11h08

Foto: Divulgação Objetivo do projeto, com vídeos, programa de televisão e publicação impressa, é ressaltar o lado bom do estado brasileiro
Lançada pelo empresário Adolpho Bloch em 1952, a Manchete logo se tornou uma das maiores revistas do país.

Voltada sobretudo ao fotojornalismo, sob a inspiração da francesa Paris Match, a publicação semanal chegou ao seu auge nas décadas de 1970 e 1980, quando alcançava tiragens de 350 mil exemplares. 



Em 2000, porém, o grupo Bloch foi à falência, levando a revista à sua primeira morte. Sob nova administração, a Manchete saiu em edições especiais até 2007, momento que parecia ser o final definitivo.

No próximo dia 19 de março, porém, a Manchete inicia uma vida nova. Será, em diversos aspectos, bastante diferente da revista que os leitores acompanharam durante cinco décadas.

Embora o grupo Bloch tivesse raízes cariocas, a Manchete publicava frequentemente reportagens a respeito de outras cidades e regiões do país, além de fotos e textos sobre acontecimentos no exterior. Desta vez, vai se concentrar no estado do Rio de Janeiro, mais exatamente naquilo de melhor que a região oferece.

"Concebi esse produto para defender os interesses do Rio. Não vamos tratar de assuntos políticos, muito menos de segurança pública. Não são esses os focos. Vamos apresentar aos fluminenses e aos que não moram aqui um Rio que muitos não conhecem", diz Marcos Salles, empresário e jornalista responsável pela retomada da revista.

Um homem sorridente está sentado em uma cadeira, vestindo um terno cinza e uma camisa branca. Ele tem cabelo curto e escuro, e está segurando a lapela do terno com a mão esquerda. O fundo é branco, criando um contraste com a roupa do homem.

O empresário e jornalista Marcos Salles, responsável pelo relançamento da revista Manchete - Divulgação
"Estamos preparando, por exemplo, uma matéria sobre o Pantanal fluminense, um lugar lindo que o público não conhece."

Salles trabalhou na editora Bloch nos anos 1990, comandando as áreas de distribuição e marketing da Manchete e de outras revistas do grupo. Nas décadas seguintes, foi presidente dos jornais Diário de São Paulo e O Dia, do Rio, entre outras funções na imprensa. Também atuou como chefe de gabinete do secretário da Casa Civil do governo fluminense, Nicola Miccione, na gestão de Cláudio Castro.

Em dezembro do ano passado, ele comprou a marca "revista Manchete" do empresário Marcos Dvoskin, que havia adquirido os títulos da Bloch em leilão em 2002. Salles não revela o valor da negociação.

"As pessoas sabem os nomes dos ministros do Supremo, mas não dos grandes empresários que investem no Rio de Janeiro, que geram empregos aqui. A ideia é mudar um pouco isso. Não quero tapar o sol com a peneira [dizendo que não existem problemas no estado], mas acho que há mercado [para as boas notícias da região]", afirma.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais v�deosVideo Mira

A ORIGEM DO DIA 8 DE MARÇO - HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Uma Homenagem 
MIRA Jornal

Comente

  • mirajornal.com.br
    22/12/24 22h12
    Senador Eduardo Gomes se solidariza com vítimas e soma esforços para providências institucionais O presidente do...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 18h01
    Parlamentares votam mais de 100 projetos na última sessão de 2024 Os deputados estaduais limparam a pauta nesta...
  • mirajornal.com.br
    20/12/24 17h56
    Os deputados aprovaram nesta quarta-feira, 18, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 2/2024, que permite ao...
VER TODOS OS COMENT�RIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.