Tocantins, 21 de November de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Meio Ambiente

Demandas dos povos tradicionais são levantadas durante 2º Encontro Virtual para construção do Plano Clima Adaptação

06/06/2024 06h40

Encontro contou com a presença da vice-presidente do CNS, Letícia Moraes

No enfrentamento à crise climática, os governos devem dispensar especial atenção à promoção de medidas adaptativas reais voltadas aos territórios e povos tradicionais. Foi essa a mensagem da vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Letícia Moraes, durante o “2º Encontro Virtual: Diálogos com a sociedade civil para construção do Plano Clima Adaptação”.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sob a orientação técnico-científica do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação (MCTI), além do envolvimento de outros 23 ministérios, o Plano Clima Adaptação prevê um amplo processo de participação da sociedade na elaboração do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima.

Entre os pontos levantados pela vice-presidente do CNS, na ocasião, está a regularização fundiária e ambiental, vista como essencial pela dirigente. “Essa questão tem importância para o equilíbrio climático do planeta, sobretudo o protagonismo das comunidades locais para a preservação das florestas”, aponta Letícia.

Ela apontou ainda para a necessidade de se repensar as políticas públicas voltadas para as comunidades tradicionais. “É preciso manter a floresta viva, mas priorizar a segurança alimentar e nutricional das populações extrativistas através da economia da sociobiodiversidade”, ponderou a vice-presidente do CNS.

Letícia também falou sobre a necessidade de haver um plano emergencial de apoio e remoção de pessoas em situação de grande vulnerabilidade, em razão das secas e enchentes, incluindo a adaptação das habitações. “Já vivemos essa emergência climática dentro dos nossos territórios, queremos estar em espaços de tomadas de decisões”, destacou.
UPComunicação

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Neguinho da Beijaflor - Um sorriso Negro

20/NOV. / Dia da Consciência Negra

Ao sancionar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, por meio Lei nº 3.268/2021, o Brasil avança no reconhecimento das lutas e conquistas da população negra.

A escolha do dia 20 de novembro se deu em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, como resistência contra a escravidão: “A data é um símbolo de luta, resistência e orgulho. Esse é um momento para reforçar a luta contra o racismo e a necessidade de honrar as contribuições africanas na formação da sociedade brasileira”, defende o docente, citando que a influência da cultura africana no cotidiano brasileiro.

APOIO: MIRA Jornal

Comente

  • José Oliveira Martins
    04/11/24 09h12
    Miracema do Tocantins está se transformando num puxadinho do PCC doa onde doer. Infelizmente temos um Quartel da PM e...
  • mirajornal.com.br
    30/10/24 11h29
    Projeto da Professora Dorinha que leva transporte e alimentação para institutos federais é aprovado na CAE- A...
  • José Professor
    07/10/24 06h53
    O Brasil é o único Pais do Mundo que é governado por um LADRÃO. Chego a ter vergonha de me declarar como BRASILEIRO....
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.