Tocantins, 21 de November de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Brasil

Sobre a PEC 6x1: o importante é reduzir a jornada de trabalho com a experiência dos sindicatos

11/11/2024 10h32

É importante elucidar que hoje o Congresso Nacional e a sociedade debatem a questão da jornada chamada de 6x1, através de PEC (Projeto de Emenda Constitucional), da deputada federal do PSOL-SP, Erika Hilton. O importante é reduzir a jornada de trabalho utilizando as experiências dos sindicatos, que estão negociando nas devidas convenções coletivas.

 A proposta mira regras estabelecidas na Constituição Federal e nas leis trabalhistas que datam de 1943. Desde a redação original, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite jornadas de seis dias consecutivos desde que trabalhadores tenham, no mínimo, um descanso semanal.

Entendemos que o debate democrático é muito importante, e que a Força Sindical se pauta pela questão da redução da jornada de trabalho, que sempre esteve nas bandeiras de lutas da Central.

Na proposição de PEC, a parlamentar defende que o país deveria não só acabar com o modelo em que o trabalhador folga apenas um dia na semana, do 6x1, como também adotar outra jornada, sem deixar claro como seria este novo modelo. Temos que ampliar o debate ao modificar um modelo já estabelecido, sem ter uma Lei que beneficie os trabalhadores. Lembramos que o desenho inicial não crava um modelo exato, deixando vago o novo modelo de jornada.

Ressaltamos que a experiência das entidades sindicais, nas negociações constantes, demonstra que a redução da jornada é fundamental e só resulta em benefícios para toda a sociedade.

A redução da jornada é uma luta histórica. Com a redução da jornada todos ganham. A redução irá gerar mais empregos, distribuindo renda, melhorando, assim, o acesso ao consumo. É bom lembrar que o aumento do emprego terá impacto positivo sobre a redução da violência.

Reduzir a jornada só trará benefícios para toda a sociedade.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Neguinho da Beijaflor - Um sorriso Negro

20/NOV. / Dia da Consciência Negra

Ao sancionar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, por meio Lei nº 3.268/2021, o Brasil avança no reconhecimento das lutas e conquistas da população negra.

A escolha do dia 20 de novembro se deu em alusão à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, como resistência contra a escravidão: “A data é um símbolo de luta, resistência e orgulho. Esse é um momento para reforçar a luta contra o racismo e a necessidade de honrar as contribuições africanas na formação da sociedade brasileira”, defende o docente, citando que a influência da cultura africana no cotidiano brasileiro.

APOIO: MIRA Jornal

Comente

  • José Oliveira Martins
    04/11/24 09h12
    Miracema do Tocantins está se transformando num puxadinho do PCC doa onde doer. Infelizmente temos um Quartel da PM e...
  • mirajornal.com.br
    30/10/24 11h29
    Projeto da Professora Dorinha que leva transporte e alimentação para institutos federais é aprovado na CAE- A...
  • José Professor
    07/10/24 06h53
    O Brasil é o único Pais do Mundo que é governado por um LADRÃO. Chego a ter vergonha de me declarar como BRASILEIRO....
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.